SICOS

Projeto de SC conquista 1º lugar no Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2024

Tax e Seus Amigos LTDA beneficia crianças de 9 a 11 anos de Itajaí com educação fiscal – Foto: Divulgação/Febrafite

Em cerimônia realizada em Brasília nesta quarta-feira, 4, foram anunciados os vencedores do Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2024, uma premiação que reconhece as melhores práticas de ensino sobre consumo, transparência, recolhimento de impostos e justiça tributária. O grande destaque de Santa Catarina foi o projeto “Tax e Seus Amigos LTDA”, de Itajaí, que conquistou o 1º lugar na categoria “Instituições”.

Tax e Seus Amigos LTDA é liderado pela contadora de Itajaí Maria Claudia Hoepers e tem como objetivo conscientizar crianças de 9 a 11 anos sobre a importância da educação tributária, ética e cidadania, ressaltando o uso correto dos recursos públicos. O projeto integra as disciplinas de Matemática, Math Lab bem como Filosofia. Assim, aborda temas como o Impostômetro e a arrecadação e aplicação de tributos em áreas essenciais como saúde e educação. Criado em 2021, Tax e Seus Amigos LTDA se tornou, portanto, uma referência no Colégio de Aplicação da Univali.

Santa Catarina se destaca no Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2024

Santa Catarina teve um total de 36 projetos inscritos, sendo o estado com o maior número de iniciativas no Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2024. Na sequência, o Rio Grande do Sul inscreveu 33 projetos, seguido por Minas Gerais com 31. O Amazonas e o Pará vêm na sequência com 23 e 19 projetos, respectivamente.

“Santa Catarina tem sido um grande exemplo na promoção de projetos de educação fiscal. Isso é fundamental para construirmos uma sociedade que reconheça a importância da arrecadação e aplicação correta dos tributos. Os projetos envolvem ética e cidadania, fundamentais para a defesa do bem público e da legalidade”, afirma Jair Antônio Schmitt, presidente do Conselho Estadual de Combate à Pirataria (Cecop SC) e auditor fiscal.

Avaliação dos Projetos de Educação Fiscal em Santa Catarina

O Conselho Estadual de Combate à Pirataria (Cecop SC) bem como a Secretaria de Estado da Fazenda (SEF) são responsáveis por fazer a avaliação dos projetos de educação fiscal em Santa Catarina. Após a análise local, os resultados são encaminhados a uma comissão nacional. Durante o segundo semestre, a equipe percorreu o estado para avaliar de perto as iniciativas que participaram do prêmio.

Os projetos de educação fiscal variam conforme a faixa etária e frequentemente envolvem a participação dos pais e da comunidade escolar. Entre as ações realizadas, destacam-se a produção de cartazes e folders e a criação de mercadinhos com emissão de notas fiscais, a venda de produtos com o recolhimento de taxas, por exemplo, entre outras atividades educativas.